▲ Opiniões

No outro dia cheguei ao facebook do blog e encontrei no meu feed de noticias este comentário:
"Boa noite, TVI.
Antes de mais, obrigada pela generalização fútil da minha geração. Se já me sentia envergonhada pelo que vejo nas ruas e em todo o lado devido à baixeza da população jovem e à falta de cultura, agora o meu desprezo por esta atingiu o seu auge. Mas, parabéns! PARABÉNS, TVI! Forem vocês que nos fizeram, lembram-se? Vocês deram-nos anos de Morangos com Açúcar. Anos a assistir adolescentes com vidas facilitadas, onde tudo é fácil. Toda agente passa na escola, mas nunca ninguém estuda! Até engravidar é fácil! Mais! Vocês obrigam-nos a engolir Big Brother's e Casas dos Segredos. Vocês injectam isso diariamente na casa das pessoas, vocês toldam-nos a mentalidade! Estão agora a dar numa de moralistas? A criticar quem segues esses modelos! Contribuíram para a promiscuidade da juventude actual. Lamento, lamento muito. Mas para vocês, não deixa de ser óptimo. Sabem investir no que vende! Sabem como alimentar a ralé! Descansem, que certamente daqui a uns anos terão público e participantes para os futuros reality shows! Sinceramente... cultivem-se e depois ajudem a nação a crescer! Para que os futuros governantes não sejam imbecis que não sabem conjugar verbos! Para que tenhamos bons professores, bons médicos, bons juízes e advogados, bons ministros e outro tanto de bons profissionais necessários à organização de um país. Repito: lamento, lamento muito, por ver que estudo horas a fio para ver a televisão dar valor às meninas de mini-saia e de copo na mão. Também me questiono onde andarão os pais delas!

Não digo que a pessoa não tenha alguma razão mas eu via os morangos com açúcar, vi os reality-shows e não é por isso que sou promiscua, inculta, não uso mini-saias nem ando de copo na mão. Não acho que a vida real é como nas novelas. E desde quando é que um canal de televisão ocupa o lugar dos nossos pais? Coitada de mim se fosse a televisão a moldar a minha mentalidade e a minha personalidade.
E já agora com tanto canal que há, como é que a TVI no 'injecta' big brothers e casa dos segredos? Cada um vê o que quer. Além disso há por aí muito bom livro para ser lido, incluindo livros de gramática porque "forem vocês" não se diz.
Eu também estudo e não me sinto minimamente preocupada se a televisão dá atenção a miúdas que só bebem. Não estudo para aparecer na televisão.

Sei que há por aí mais pessoas da geração morangos e que vêem reality-shows, por isso digam-me lá sou algum caso raro?

12 comentários:

Cristiana disse...

r: não percebi o que querias dizer com "Devias tirar a verificação da palavras, isto é terrível" :s

Adriana disse...

Ri-me com "forem vocês" xD
Eu também vejo os reality shows e não sou nenhuma menina da noite que só ser gajos e alcóol. Mas de facto, todos esses programas ajudaram a que essa promiscuidade (da parte das mulheres nomeadamente) aumentasse. Eu quando via os Morangos quando era mais nova só pensava "ai aquela é tão gira, e sai á noite e arranja logo um namorado, também quero". Mas agora cresci e sei que isso não passa de uma futilidade. O que eu quero dizer é que, em parte, a TVI tem culpa pelos programas que passa, mas sabe muito bem o que anda a fazer, porque não é à toa que se diz que o falatório e o sexo vendem. Mas, como disseste, cabe a cada um de nós ver o que quiser e tirar as nossas próprias conclusões. O problema, é que esta "nova geração" (a partir de 96/97) é muitó fútil e inculta, e a "geração" até 95 foi apanhada nisto tudo e foi generalizada numa reportagem dessa. E agora, é só virgens ofendidas com estas coisas, não entendo! xD
desculpa o grande comentário :p

Maria disse...

cada um hoje em dia vê o que quer, a vida não são novelas e reality shows. E para quem os vê não deixa de ser melhor ou pior pessoa, são apenas gostos.

Mary-R disse...

olha :O
cada um vê o que quer. por um lado ela tem razão, foram me escolher aquele grupo de miúdas, valha me Deus.. Mas eu acompanhei algumas series dos morangos, reality-shows, etc etc e não foi por isso que me transformei numa "quenga" como elas diziam. acho esta sociedade muito educada pela televisão e pelos media sem duvida, pq ? porque com a crise os pais trabalham e trabalham e trabalham para poder pagar contas e dar a vidinha boa aos filhos, e talvez para compensar o tempo que não passam com os filhos.. e o que acontece ? as crianças e adolescentes educam-se sozinhas. pelo que vêm pela na tv, revistas, jogos etc.. E essa coisa de aparecer gente inculta na tv, não é assim às três pancadas .. eles metem as pessoas que sabem que vão chocar e dar polémica...

opah este assunto tem muito que se diga, apenas para rematar, quero dizer que tenho muita vergonha desta sociedade, mas digo quem me educou foi a minha mãe ... e muito bem!

Anónimo disse...

Eu nunca vi a TVI, mas também acho que não é isso que forma a personalidade da pessoa.

A educação começa em casa, com os pais.

Cristiana disse...

r: já retirei, obrigada pelo aviso :)

Pretty in Pink disse...

Pois eu concordo contigo!! Vi morangos, vi reality shows e sou muito bem formadinha graças a deus! Eu percebo o a ideia dela sabes mas pronto nao sei se concordo 100%...

Beijinho*

Maria disse...

Para tudo na vida é importante separar o trigo do joio e depende dos valores que nos foram incutidos e da forma como os interiorizamos na nossa personalidade...é isso que nos dá a capacidade de não nos deixarmos influenciar por novelas ou séries...que até podem ser divertidas se vistas na sua real dimensão...!
Maria

Anónimo disse...

ahah "Forem vocês" xD e depois ainda vem falar da conjugação dos verbos... Olha eu não vejo TV (não tenho tempo para essas coisas) e quando vejo não é TVI, por isso não faço ideia do que a moça está a falar xD mas em relação à pergunta, eu vi morangos com açúcar durante alguns anos, e não me moldou em nada a minha mentalidade e muito menos a personalidade - sempre fui eu mesma com os princípios que os meus pais incutiram em mim.

Sue disse...

É sempre fácil arranjar um bode expiatório...

A Marafada de Algodão Doce disse...

Não és caso raro de certeza!!!

;)

http://docemarafada.blogspot.pt/

Imperfect Mind disse...

Eu vi morangos com açúcar e vejo reality shows e raramente saio à noite e quando saio não é para ir a discotecas nem é para andar aí a "beber, cair, levantar" até porque das que já bebi não gostei de nenhuma.
Não ando aí com as minhas meninas de fora nem com as mini-saias quase a ver-se os ovários, visto-me normalmente.
Não sou mal educada e raramente uso palavreado ordinário, é necessário estar sozinha e num momento super frustrante para isso acontecer. Sei lá, não me identifico com nenhuma daquelas raparigas, muito menos com aquela que tão nova já anda a meter maminhas, mesmo que fosse velha não acho piada a maminhas de silicone, mas pronto.
Era para comentar essa reportagem no meu blog mas foi tão polémica e tão falada que deixei de lado, e também não tive muito tempo mas um dia ainda hei-de deixar um desabafo em relação a esta geração que não tem juízo.

http://imperfectm.blogspot.pt