▲ O desconhecido


Se tudo correr bem termino a minha licenciatura dentro de poucas semanas. Não quero nem vou fazer mestrado. Quero ir trabalhar, perceber o que gosto e depois sim tirar mestrado.
E é o facto de não continuar a estudar que me tem tirado o sono. Eu nunca trabalhei e não me sinto preparada para trabalhar na minha área porque o curso tem muitas saídas (foi isso que sempre nos deram a entender), não é nada especifico e é bastante teórico.
Tenho imenso medo de arranjar emprego na minha área e simplesmente não saber fazer o que me pedem. Sei que isto não é um medo apenas meu, algumas amigas minhas sentem o mesmo.

Também se sentiam assim depois de terminarem o curso? Como correu quando começaram a trabalhar?

14 comentários:

Anónimo disse...

Olha querida, eu parei durante um ano. Acabei a minha licenciatura e também pensava como tu. Queria arranjar um emprego, ganhar mais conhecimentos e depois sim escolher um mestrado. Deu mau resultado. Já terminei a licenciatura em Maio do ano passado e todos os dias envio CV's para tudo o que é área. Não consegui arranjar emprego nem mesmo atrás de uma caixa de supermercado... Hoje arrependo-me um bocado de não ter ido logo para mestrado, a esta hora ao menos sempre estava a fazer alguma coisa e já só me faltaria um ano para terminar o mestrado. :s

Maria disse...

Fazes bem em não fazer mestrado. Interessa muito mais, hoje em dia, a experiência do que os estudos.

Classe Cappuccino disse...

É MUITO normal esse teu receio, mas também as pessoas sabem que não tens experiência, logo não te vão exigir o mesmo traquejo, leva tudo com tranquilidade, mas sem nunca esquecer o rigor. Vai correr tudo bem.

Cor de Salmão disse...

é um dos medos que tenho, ir para o mercado de trabalho e não saber o que fazer. também não quero ir logo para mestrado porque quero pagá-lo eu.

Anónimo disse...

Pois, eu acho que as faculdades hoje em dia preparam muito mal os alunos para o «mundo real». Eu acabei a minha licenciatura com a sensação de que não aprendi nada e tenho imensa preocupação de, às vezes, responder a anúncios dentro da minha área de estudos porque fico sempre a achar que se calhar não conseguirei dar conta do recado se for aceite. A minha licenciatura também tem uma lista infindável de saídas profissionais mas acho que fazes bem em seguir o teu coração e tentar arranjar emprego. Eu também não gostava que os meus pais me pagassem o mestrado, preferia mil vezes pagá-lo eu.

imparfait2 disse...

As dúvidas são os ingredientes para o sucesso!
Nunca teremos a certeza de nada até começarmos!
Vais conseguir arranjar trabalho na tua área e espero muito que gostes, não saber o que fazer é apenas humano. Existe sempre alguém que nos vai ajudar.

Beijinho e MUITOOOOOO BOA SORTE!

Mar disse...

Adoro o teu blog *
Estou a seguir.

Cláudia S. Reis disse...

É super normal estares confusa nesta altura. Eu sentia-me igual quando terminei a Licenciatura. A única diferença é que fui "obrigada" a fazer Mestrado senão nunca teria o grau que eu realmente queria que era ser Educadora de Infância. Com a Licenciatura nunca poderia trabalhar como Educadora.
Mas acho que o mal das licenciaturas é igual em todos os cursos: demasiada teoria e pouca prática. O único conselho que te posso dar é que tenhas calma. As pessoas sabem que não tens muita experiência e vão ensinar-te tudo aquilo que tens de saber :) Não te preocupes!

Unknown disse...

São perguntas às quais também procuro respostas!

V. disse...

Acho que cada isso depende das pessoas. Há pessoas mais seguras na prática que se desenrascam facilmente e há outras que têm mais dificuldade, mas nada que com o tempo não se resolva.
No meu caso tive a sorte de conseguir arranjar um estágio e todos os dias aprendo mais e consigo aplicar melhor aquilo que estudei! E ainda não fiz mestrado porque na minha área não faz muito sentido ir para um mestrado sem se saber em que área estamos muito à vontade. Tem calma, respira fundo e tudo correrá bem :) *

Unknown disse...

Eu sou educadora de infância, o meu curso não é tão teórico como dizes que o teu foi, mas quando terminei de estudar senti-me na mesma situação que tu. Queria trabalhar, mas tinha muito medo, também ia para cama e ficava a pensar. Eu não me sentia preparada. Mas agora trabalho, felizmente quando iniciei tive um mês para me ambientar e perceber tudo. Também a minha coordenadora foi espetacular, sabia que era o meu primeiro trabalho e ainda hoje sinto que estou a aprender. Nunca assumi que sabia tudo, é o meu primeiro trabalho e quando tenho duvidas pergunto e digo mesmo que não sei, É preferivel a arriscar e não fazeres nada do que era pretendido.

Não tenhas medo, na hora da verdade vais conseguir por a teoria em prática.
Força

IceQueen disse...

Também nunca tive interesse em tirar um mestrado. Mas, agora que estou a estagiar, já começo a ter saudades de andar em aulas (detesto admiti-lo xD).
Quando comecei o estágio, também estava cheia de medo por não saber fazer nada (porque, lá está, na universidade é tudo muito teórico, e uma pessoa pensa sempre que não sabe nada e não vai conseguir fazer nada), mas esse medo foi totalmente desnecessário. Mas é claro que não é a mesma coisa que trabalhar a sério...

C disse...

comecei ao contrário, entrei no mercado de trabalho (lojas, call center, etc) para aprender a valorizar o dinheiro, ganhar responsabilidade e experiência, não são trabalhos que requerem muito conhecimento mas é na mesma algo que me permite aprender e, agora que me vou candidatar à faculdade, penso que vou com outra maturidade e reter a informação de uma maneira diferente do que seria se tivesse ido toda tenrinha do secundário

Nea ☽ disse...

Sinto que daqui a dois anos, quando terminar a minha licenciatura, vou sentir o mesmo que tu!