▲ Covid 19


Uma pessoa vê séries e filmes sobre vírus e contágios que terminam com a população mundial mas nunca pensei que vivesse uma situação similar. Acho que nunca ninguém pensou.
Quando se começou a ouvir falar do vírus não liguei muito, não sabíamos a gravidade nem a facilidade com que se ia espalhar. Mas quando percebi que era grave e tinha aparecido numa altura em que muita gente viajou para a China ou da China para o mundo por causa das férias do ano novo chinês percebi que ia dar asneira mas com a esperança que cá não chegasse em força.

No início desta semana comecei a ficar verdadeiramente preocupada e tenho dias/momentos em que me sinto muito ansiosa e preocupada. Não me considero ansiosa mas a verdade é que tenho estado, especialmente desde quinta, dia 12, quando durante a manhã o meu chefe decidiu que íamos passar para teletrabalho. Inicialmente seria uma semana e embora ainda não tenha dito nada sei que provavelmente não fico em casa menos de duas semanas.

Há quem diga que não devemos entrar em pânico mas cada vez discordo mais porque vejo as pessoas sem terem noção do perigo a que todos estamos expostos, com alguns cuidados mas a acharem que podem ir passear para sítios vazios ou quase vazios. Se todos pensarem assim não haverá espaços vazios. As nossas casas são o sítio mais seguro onde podemos estar e quem é que pode garantir que tem um sistema imunitário resistente? Eu acho que tenho mas sei lá se tenho mesmo.

E quem é que não tem alguém perto de si que seja um grupo de risco? Eu tenho o meu irmão que é fumador, a minha mãe talvez também seja por outro motivos. Tenho também os pais do meu namorado que são sem dúvida duas pessoas de risco muito elevado por serem fumadores e especialmente terem outros problemas de saúde.

O meu namorado como polícia anda na rua, tem colegas infetados (embora não trabalhem com ele) mas eles contactam todos uns com os outros e até há uma semana havia muito pouco cuidado e distância entre as pessoas.
Eu estou em teletrabalho mas cá em casa sou a única, sem ser decretada quarentena obrigatória o resto vai trabalhar. Eu própria só estou a trabalhar em casa porque de um dia para o outro ficámos sem trabalho para fazer no escritório, tudo foi adiado duas semanas de forma inicial mas será mais tempo pela forma como as coisas estão a piorar, e simplesmente não vale a pena irmos para o escritório.
E sem quarentena obrigatória, aeroportos e fronteiras fechadas assim como centros comerciais vai ser dificil conter isto. Devia estar tudo em casa. Percebo e imagino o impacto que isso terá no país em termos financeiros mas é a nossa vida em risco. Com todos em casa os que são obrigados a trabalhar ficam mais protegidos, os número de infetados diminui, o vírus desaparece ou será casos pontuais e mais rápido voltamos ao normal. Provavelmente aqui estou a ser demasiado optimista mas preciso disso.

Há países que não levam isto a sério e mesmo que cá desapareça há-de aparecer um turista de certos países que acham que isto é imaginação e infetará novamente alguém. Esperemos que nessa altura haja vacina para isto.

O lado positivo que acho que vai sair disto é que com o investimento que vão ser obrigados a fazer no SNS é que talvez daqui a um ano tenhamos um sns em melhores condições. E talvez percebam que quando as coisas correm mal são os mal tratados que lá estão à frente, enfermeiros, polícias, médicos, bombeiros entre outros profissionais que nem sempre temos conhecimento.


Que corra tudo bem para nós todos ♥ 🤞

4 comentários:

- Diana - disse...

Espero que a tua família possa vir para casa o mais depressa possível e seja decretado medidas mais restritivas. É por um bem maior!

Ao teu namorado espero que lhe sejam dadas melhores condições para se protegerem no importante trabalho que tem pela frente. Infelizmente o nosso governo com as cativações colocou os funcionários a trabalhar em condições deploráveis. Espero que desta confusão toda as pessoas vejam como os hospitais, policias, escolas... etc... estão sem recursos para efectuar um bom trabalho.

Andreia Morais disse...

Não é tempo para facilitarmos. E devemos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para nos resguardarmos e resguardarmos os nosso.
Tudo melhorará <3

Raven disse...

Eu estou em isolamento desde 4f. Mas divido casa com outras duas pessoas que além de terem dir trabalhar, ainda são dos tais que foram beber copos para o Cais Sodré. Não sei como me proteger mas é dentro de casa!

mary disse...

Esta é uma nova fase difícil e espero que tudo esteja bem por aí. Juntos vamos conseguir ultrapassar isto <3
Beijinhos