▲ Um longo desabafo


Este ano começou mal, desde do dia 1 de Janeiro que têm sido um mau ano para mim. E eu fui daquelas que achava que 2020 ia ser o seu ano.
A meio do mês de Janeiro as coisas pioraram. E até agora têm sido dois dias bons, vários maus. Depois veio a quarentena ou isolamento como quiserem chamar. Eu estou bem em casa, estou mais que habituada a estar sozinha e em casa. Sempre fui assim e passei muitas e muitas férias de verão assim, afinal os meus pais trabalhavam mas eu estava de férias e desde dos 10 que ficou sozinha em casa. Não sei se terei emprego muito mais tempo, embora não tenha sido informada de nada nesse aspeto quanto mais tempo passa mais receio tenho.

Mas no meio disto, as duas últimas semanas têm sido as mais complicadas, demasiado complicadas e já tive momentos em que me perguntei até que ponto a minha saúde mental estará saudável.

Nos últimos dias não tenho conseguido dormir como deve ser. No sábado só consegui adormecer depois das 06h30 da manhã e acordei antes das 10h30 tão desperta que parecia ter dormido doze horas. Não tive sono o dia todo, adormeci 5 minutos por volta da meia noite e perdi o sono todo. Não tenho dormido mais do 5/6 horas e nunca me sinto descansada quando acordo.
A minha mente não pára. Não pára e eu também não falo com ninguém. Já tentei, não consegui ser ouvida ou entendida.

E no meio da confusão que segue aqui dentro perguntei-me quem sentiria realmente a minha falta caso eu não tivesse cá. A resposta é óbvia, a minha mãe. E talvez o meu irmão.
Não me dou com a família que tenho, sangue não é família e não dá direitos de fazer tudo. O meu pai talvez ficasse triste mas não o afetaria muito. Tenho irmãos sim mas sou muito distante da minha irmã e o meu irmão tem o seu feitio. O efeito que teria na minha mãe talvez fosse o pior para ele mas não o sei ler.
No que toca a amizades, não tenho muitos amigos. Os que tenho não são bem as amizades que eu gostava de ter, gostava que fossemos muito mais próximas.

Talvez seja demasiado complicada para ser amada, talvez o meu feitio e personalidade não me permita estar rodeada de pessoas que gostem de mim genuinamente. Que se lembrem de mim para falar, para sair ou simplesmente estar uma tarde a ver o mar.
Se eu me afasto antes que me magoem? Nunca dei conta mas é provável.
Se preciso que me mostrem que gostam de mim regularmente? Sem dúvida.
Se tenho alguém assim na minha vida? Só a minha mãe. Consigo detetar isso nos olhos da minha mãe às vezes mas é só, porque nós não somos de declarações de amor.
E a auto-estima que ia conquistando aos poucos também desapareceu este ano. Nunca serei bonita o suficiente, nem para mim nem para ninguém. Sim, a beleza está no interior mas eu nem no interior. E mesmo que sejamos feias não merecemos ter pessoas que olhem para nós e nos achem bonitas?  Que tudo o resto seja indiferente? Eu acho que sim..


Mas talvez seja isso, sou demasiado complicada para ser amada, o meu feitio e personalidade não me permitem ter pessoas que gostem de mim genuinamente. Se calhar há pessoas assim, que não dão para amar muito tempo e muito menos para sempre. Porque haverá sempre alguém mais simpático, mais divertido e muito mais bonito que nós.

Gosto muito de estar comigo e fazer as minhas coisas mas nunca pensei que fosse viver a minha vida só. E quanto mais tempo passa mais me mentalizo que será o caso.
Mas e se não me mentalizar? E se um dia eu quebrar e o meu cérebro não funcionar como agora? Há tantos "e se.." na minha cabeça que não tenho coragem de pôr aqui.

Quem sabe daqui a um ano eu leio isto e até me ria, veja o quão tonta estava neste momento e como as coisas acabaram por correr bem.


P.s: Quero um cão, amor incondicional a toda a hora ♥


P.p.s: Quem leu até aqui deve estar tão confuso como eu, mas isto é só um desabafo. Ajuda-me a acalmar os pensamentos escrever o que sinto mesmo que não faça grande sentido e seja contraditório por vezes. Não me sinto deprimida nem com vontade de morrer amanhã. Foi só um desabafo.

7 comentários:

Andreia Morais disse...

Sei que não nos conhecemos, mas, caso precises de conversar, estou à distância de um e-mail!
Cuida de ti, porque vales a pena. Não duvides disso

mary disse...

Estamos a viver dias complicados e a nossa mente anda na corda bamba, por isso, é normal que nos sintamos a cair.
Em relação a ti, querida, o nosso feitio e personalidade nunca é um motivo para não nos amarem, simplesmente, talvez não te tenhas cruzado com as pessoas certas e corajosas o suficiente para o fazerem, para te aceitarem tal e qual como és (seja um amor ou uma amizade). Como disse a Andreia, tu vales a pena, cuida de ti <3

E adota um patudo, siiim!

Rita C disse...

Risco, sublinho, passo marcador colorido e ainda subscrevo este post. Tal e qual! Podia ter sido escrito por mim :(
Espero que dias melhores cheguem para todos nós, enquanto isso, coragem minha linda! <3
Alguma coisa, deixa comentário ou mensagem nas redes sociais, email..sim? A sério!

C disse...

tenta ser mais gentil contigo mesma, às vezes pensamos que somos um fardo para alguém, mas na verdade quem está do outro lado agradece que estejamos a partilhar as nossas preocupações. se precisares de alguma coisa, podes sempre enviar-me um email

Raven disse...

Olá miuda!
1o se alguém nos decepciona ou nos falha, a culpa não é nossa. Não és insuficiente ou feia. Não és responsavel pela atitude dos outros. Cada um dá o que tem dentro. Decora isto!
2º Sozinha para sempre? A não ser que tenhas 99 anos... retira esse pensamento.
3º como já alguém disse acima, estou à distancia de um mail: undertheclothes@hotmail.com
E também costumo ter insónias! Beijinho

Nea ☽ disse...

Olha Emma, já andamos nisto juntas há um tempinho não é verdade?
És mais velha do que eu, mas sempre te acompanhei e tu a mim! Já passamos por diversas fases complicadas, não passamos? E elas não acabaram por ser só isso mesmo, fases? Passou, então tens de acreditar que "this to shall pass"!
Passei por algo muito parecido, ainda estou a pensar, mas cada dia tento aumentar no amor-próprio e em eliminar essas inseguranças. Já tive estes pensamentos, os inseguros, a sensação de "nunca vou ser boa o suficiente para ninguém mesmo" é das piores que podemos ter. E eu tive uma pessoa que me "teve" por duas vezes, e das duas vezes deixou-me escapar por entre os dedos, da segunda foi pior (tu sabes, viste pelo blog todos os posts a contar a história). Há pensamentos terríveis, que devemos ser más pessoas mesmo ao ponto de nos acontecer o que acontece, que a nossa companhia deve ser mesmo insignificante, substituível, ou "jogada para canto" visto que ninguém nos convida para nada - cheguei a sentir isto com "amigos", no grupo em que estava inserida - and that sucks. E nada me garante que não os voltarei a ter... ninguém sabe o dia de amanhã! That's the beauty of it, I guess.
But anyway, tu tens duas opções (demorei a aprender isto mas já se está a entranhar a pouco e pouco no meu sistema): deixas de dar esse poder às pessoas, tu não precisas das pessoas "más" para fazer o que quer que seja, se elas se "desamanham" sem ti, vai e prova que vives bem sem elas também! Depois, "releva".... nós temos tendência a fazer do mínimo um bicho de sete cabeças, fazer logo todo um filme na nossa cabeça quando pode ser isso mesmo: só imaginação, só complicação nossa, principalmente se fores ansiosa... Respira fundo, sério, concentra-te mesmo em todo o ato de respirar e desliga-te dos teus próprios pensamentos complicados por um bocado, coloca-te só ali: a ver o momento. Depois, chora o que tiveres a chorar permite-te sentir. Mas no dia a seguir vais estar melhor vais ver! Quanto mais não seja, ligeiramente.
Um dia vais olhar para trás, mas é só daqui por imenso tempo ainda (como quando tiveste aquele problema ha 4 anos atrás ou mais; ou talvez 6 meses.. quem sabe!) , e perceber que deste importância a coisas que não devias ter dado. E está tudo be, porque foi a partir disto que evoluiste!
Se quiseres falar mais sobre, dizer o que tens a dizer, envia-me mail! Estás à vontade <3
Força**

Eva Luna disse...

É importante resistir, tem sido uma fase complicada, mas é importante não ires abaixo, as coisas vão melhorar. força