As redes sociais e quem seguimos por lá

Já todas ouvimos aquele conselho sobre seguirmos contas ou pessoas nas redes sociais com conteúdo bom para nós certo? Contas que mostram a vida real e não as vidas perfeitas que muitas influenciadoras mostram e que fazem com que as pessoas comparem as suas vidas com o que vêm e depois se sintam menos bem com a vida que têm. Como diz o ditado a galinha do vizinho é sempre mais gorda do que a nossa.

Não tenho o hábito de seguir pessoas consideradas influenciadoras, porque muitas vezes não é conteúdo que me agrade embora tenha algumas exceções. Mas não é de influenciadoras que venho falar.

Venho falar das contas com frases e citações. 

Na altura do confinamento para além de devorar séries usava muito o instagram até porque é a rede social que mais gosto. E uma vez que adoro frases e citações decidi seguir várias contas de frases de vários tipos mas essencialmente frases sobre a vida, sobre todo o tipo de relações e motivacionais. 

Ao fim de algum tempo, e provavelmente por estar em casa há meses e sem nada para me ocupar o tempo, ler frases inúmeras vezes por dia, fez-me comparar as minhas experiências com o que lia e dei por mim a achar que aquelas frases faziam imenso sentido. Comparar amizades, relações familiares e amorosas com o que lia como se todas as pessoas da minha vida tivessem de ter aqueles comportamentos caso contrário não eram relações com sentimentos verdadeiros. Se os amigos não fazem isto ou aquilo é porque não é amizade verdadeira, se o namorado tem ou não aqueles comportamentos não gosta de nós, a família a mesma coisa.

Foi uma situação realmente estranha, sem dúvida fruto do isolamento e muito tempo de scroll nas redes sociais. O facto de algumas coisas serem verdade e às vezes servirem como um alerta, grande parte são apenas exagero e em mentes em momentos mais frágeis ou desocupadas como era o meu caso pode ser a receita para situações desnecessárias.

É uma situação parva eu acho mas é o exemplo de como por vezes coisas que nem damos conta entram na nossa mente e podem causar danos sem darmos conta. Não sei qual seria o efeito em mim se eu tivesse depressão ou outra situação psicológica. Ou se em vez de contas, que deixei de seguir em segundos depois de me ter apercebido, fosse uma pessoa próxima. Aquelas pessoas que intencionalmente ou não vão dizendo assim umas coisas para o ar e por vezes bem tóxicas e que nem damos conta de que nos condicionam ou desmotivam. Às vezes até as pessoas mais bem intencionadas conseguem causar mais mal que bem.

3 comentários:

Andreia Morais disse...

Nas redes sociais vamos acabar por encontrar um pouco de tudo e é mesmo importante sabermos filtrar o conteúdo que acompanhamos, para que não seja mais uma fonte de ansiedade

Tulipa Negra disse...

Gosto de seguir algumas dessas contas, com frases e citações, mas têm que ser ou motivacionais ou completamente estúpidas :P

Effy Stonem disse...

Em todo lado há um pouco de tudo, pessoas boas e pessoas tóxicas infelizmente :/