24/02/2022

 
Quando a publicação anterior foi agendada mal sabia o que ia acontecer horas depois...

Mais um dia negro na história que se volta a repetir porque não se aprende nada com o passado e porque a história é cíclica... infelizmente.

Para mim o dia começou normal, porque não vi noticias nem peguei no telemóvel. Mas quando cheguei ao escritório e entrei no instagram o primeiro story que vi foi de uma explosão na Ucrânia. Senti um aperto no coração e conforme ia lendo só tentava não chorar. Tivesse eu em casa e era o que tinha acontecido.
O dia correu "normal", para nós sortudos que vivemos aqui no nosso cantinho e que mantivemos a nossa rotina, mas no ar esteve um sentimento negro e todos passámos o dia a pensar nisto.

Mas tudo o que eu fazia comparava com o que se passava na Ucrânia. Andar na rua sem medo, sem sirenes, tiros, explosões. Quando me encontrei com a minha mãe senti um alivio e um aperto ao mesmo tempo porque havia filhos e pais a separarem-se nesse dia. Cheguei a casa e estava segura no meu canto, dormi na minha cama no silêncio da noite. Uma pessoa quase se sente mal por estar a fazer o que aquelas pessoas já não podem fazer mas a nossa vida continua por isso não podemos parar apesar deste mundo triste onde estamos mergulhados.

Vou falando com algumas meninas daqui no Instagram e a verdade é que ajuda bastante. Partilhar informação, sentimentos e principalmente perceber que não estamos sozinhas nesta tristeza e de outras coisas para aliviar um pouco.

Há sempre guerras a acontecer, infelizmente, mas esta toca de forma diferente porque está ali ao lado. Porque é na Europa. Porque, para mim, será claramente uma guerra mundial. Porque é um país com pouco poder bélico a ser atacado por uns dos exércitos mais poderosos. Porque imagino um futuro muito negro para toda a Europa (e mundo).

Nem há 100 anos terminou a 2ª guerra mundial e parece que estamos prestes a entrar numa 3ª...

4 comentários:

mary disse...

É triste, é revoltante... Estamos aqui "sossegados" enquanto alguns lutam e fogem para sobreviver. Que triste! Que venha a paz, precisamos dela. Precisamos tanto de ser mais humanos, ainda agora estávamos a voltar à nossa normalidade depois de dois anos difíceis e eis que acontece isto.
É pedir, ter esperança <3

Andreia Morais disse...

É desumano :(

Teresa Isabel Silva disse...

É realmente muito triste! Sinto-me mesmo muito revoltada com o que está a acontecer!

Bjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube

Rita C disse...

A humanidade não aprendeu nada com as guerras anteriores nem com a pandemia. 😣